top of page
IMG_5267.JPG

BRAGA E GUIMARÃES, PORTUGAL

Braga, a cidade mais antiga de Portugal com mais de 2.000 anos de história e um dos principais centros religiosos portugueses e Guimarães, considerada o berço de Portugal e a cidade onde provavelmente nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI:

Braga, a cidade mais antiga de Portugal com mais de 2.000 anos de história. Sua história bimilenar iniciou na Roma Antiga, quando foi fundada em 16 a.C. como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto. Antes da sua fundação pelos Romanos entre os anos 136 A.C. e 14 D.C., já viviam na região povos celtas que eram conhecidos por Brácaros. O imperador mandou reorganizar a cidade com objetivo de difundir a religião cristã e o modo de vida Romano na Península Ibérica, construindo termas, templos e vias públicas para que as atividades socioeconômicas se desenvolvessem rapidamente.

Guimarães, o berço de Portugal e Patrimônio Mundial, desde 2001. Guimarães conta com mais de um milênio desde a sua formação e é um verdadeiro exemplo da evolução de uma cidade medieval ao longo da história. Durante o século X, com grande parte da península Ibérica tomada pelos mouros, os cristãos refugiarem-se no local onde hoje fica a cidade de Guimarães. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, que iniciou as batalhas pela independência, provavelmente nasceu e de fato foi morador da cidade. Por volta de 1128 Guimarães foi palco de alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação.

O QUE FAZER EM BRAGA

Coloque no seu roteiro:

IMG_5267.JPG

SANTUÁRIO BOM

JESUS DO MONTE

Iniciamos nosso tour visitando o santuário, que com sua enorme escadaria branca, é um dos principais pontos de peregrinação católica em Portugal e o principal cartão postal de Braga. A igreja foi construída em 1784 por Carlos Amarante, que lhe deu um design neoclássico de inspiração italiana. A escada que leva ao topo possui 573 degraus e 17 patamares adornados com fontes simbólicas, estátuas alegóricas e outras decorações de estilo barroco, com temas como as Estações da Cruz, os Cinco Sentidos, as Virtudes, Moisés recebendo os Mandamentos e, no topo, as oito figuras bíblicas que contribuíram para a condenação de Jesus.

image.png
image.png
image.png

FUNICULAR VERTICAL

Além das razões religiosas e arquitetura, o Santuário do Bom Jesus também é famoso pelo seu funicular vertical, uma peça impressionante da engenharia do século XIX. Este foi o primeiro deste tipo a ser instalado em Portugal em 1882.

sameiro-basilica.jpg

SANTUÁRIO DO SAMEIRO

Dois quilômetros acima do Santuário do Bom Jesus do Monte está o Santuário do Sameiro, o segundo maior centro de peregrinação mariana em Portugal. Situado no topo da colina com o mesmo nome, a 566 metros de altitude, proporcionando uma vista privilegiada sobre a cidade de Braga. É um edifício impressionante que atrai um grande número de devotos e turistas, especialmente durante as peregrinações do primeiro domingo de junho e do terceiro domingo de agosto.

image.png

SÉ DE BRAGA

No centro histórico de Braga estão a Sé, dezenas de igrejas, museus, construções romanas, coloridos jardins e excelentes cafés. Construída no século XI, a Sé de Braga é a primeira catedral portuguesa, erguida antes mesmo da fundação de Portugal. Começou a ser construído no final do século XI e foi consagrado e dedicado à Virgem Maria pelo bispo Pedro em uma sessão solene em 28 de Agosto de 1089. Devido à sua importância, chegou a rivalizar com a Catedral de Santiago de Compostela. Em estilo medieval, a igreja combina três estilos diferentes: românico, manuelino e barroco. Na Capela dos Reis, em estilo gótico estão enterrados os pais do primeiro rei de Portugal, D. Henrique e D. Teresa e no Tesouro-Museu estão peças de importância histórica, como a cruz com a qual foi rezada a primeira missa no Brasil.

image.png

JARDIM DE SANTA BARBARA E PALÁCIO EPISCOPAL

O Jardim de Santa Bárbara, em Braga, é um charmoso jardim renascentista anexo ao Palácio Episcopal. Conhecido por seus canteiros geométricos, flores coloridas e esculturas, oferece um espaço tranquilo no centro histórico. O Palácio Episcopal, com fachada imponente em estilo barroco, abriga importantes órgãos da Arquidiocese de Braga. Construído no século XVIII, destaca-se pela arquitetura elaborada e pelos interiores ricamente decorados. Juntos, jardim e palácio formam um dos cartões-postais culturais da cidade.

image.png

ARCO DA PORTA NOVA

uma das oito entradas da muralha que dava os limites e proteção à cidade durante a Idade Média.

image.png
image.png

O QUE FAZER EM GUIMARÃES

Coloque no seu roteiro:

image.png

CENTRO HISTÓRICO

Caminhar por Guimarães é como estar em museu a céu aberto. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita. Guimarães tem atmosfera única. A cidade ainda possui uma herança harmoniosa e bem preservada, evidenciada nas varandas de ferro, varandas e pórticos de granito, mansões, arcos, torres e claustros. O centro histórico localizado na área que ficava dentro das muralhas da cidade, foi classificado como Patrimônio Mundial, com base na originalidade e autenticidade aplicadas na sua restauração.

toural12_251-1.jpg

LARGO DO TOURAL

Uma praça rodeada de belos prédios antigos, cafés e restaurantes, e local que se iniciou a cidade de Guimarães. Na praça também está a Torre da Alfândega com o famoso letreiro “Aqui nasceu Portugal”.

image.png

LARGO DAS OLIVEIRAS

Seguimos caminhando até o Largo da Oliveira, e visitamos a Igreja Nossa Senhora da Oliveira, construída no século XII, toda em pedra e o Padrão do Salado, monumento gótico que teria sido erguido no século XIV em comemoração à batalha contra os mouros.

image.png

IGREJA NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, é um dos principais monumentos religiosos da cidade, fundada no século XII. Apresenta uma mistura de estilos românico, gótico e barroco, refletindo as diversas fases de construção e reforma. No seu interior, destaca-se o retábulo barroco e capelas ornamentadas. A igreja está localizada no coração do centro histórico, próximo ao Paço dos Duques. É um símbolo da tradição religiosa e cultural vimaranense.

image.png

CASTELO DOS GUIMARÃES

Passando pela Rua de Santa Maria, logo se chega à chamada Colina Sagrada, onde estão o Castelo de Guimarães de mais de 1.000 anos, o Paço dos Duques de Bragança e a Igreja de São Miguel do Castelo, uma construção bem pequena do século XIII onde teria sido batizado o primeiro rei de Portugal. O castelo foi construído no século X e servia como proteção da cidade. Mais tarde, ganhou ainda mais fama por ter sido o local onde nasceu Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Caminhamos em meio e sobre as ruínas e subimos em uma das torres.

image.png
image.png
image.png

PALÁCIO DOS DUQUES DE BRAGANÇA

Construído no século XV por Dom Afonso, filho bastardo do rei D. João I, o Palácio dos Duques de Bragança serviu como moradia por um breve período, ficando depois abandonado até o século XX. É a maior das construções da Colina Sagrada. Após passar por uma grande reforma, finalizada em 1959, foi transformado em museu. Alguns dos destaques são os tapetes persas, porcelanas, tapeçarias flamengas, além de pinturas e os belos salões. O teto da sala de banquetes reproduz o casco virado de uma caravela, em homenagem às proezas marítimas dos portugueses.

image.png

MURALHA MEDIEVAL

Uma grande muralha medieval acompanha o caminho entre o castelo de Guimarães e a Praça da República. Construída a mando da Condessa Mumadona Dias, entre os séculos XII e XIII, foi concluída por volta de 1322. O trecho remanescente tem 260 m de extensão e em seu interior fica a câmara municipal de Guimarães.

image.png

PRAÇA DA REPÚBLICA

Na Praça da República está a igreja Nossa Senhora da Consolação, toda ornamentada com um longo jardim de 200 m de extensão na sua frente. Concluída em 1785, a igreja possui estilo barroco.

Esperamos que tenham gostado das dicas!

Este roteiro também está nos nossos destaques do instagram! Segue lá irmas_pelo_mundo.

Até a próxima! Beijos!

G0944059.JPG

Sobre Nós

Somos irmãs, residentes da cidade de Cocal do Sul em Santa Catarina e adoramos explorar lugares e ter novas experiências. Já viajamos para mais de 12 países e conhecemos 11 estados brasileiros. Apaixonadas por bons drinks, boa comida e estar com amigos.

 

Read More

 

Encontre a sua viagem dos sonhos:

Inscreva-se para receber as novidades

Obrigada por se inscrever.

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter
bottom of page