
BOMBINHAS | SANTA CATARINA, BRASIL
Um paraíso chamado Bombinhas! Com natureza bem preservada, as praias de areia branquinha e águas cristalinas fazem desta Península um lugar mágico em Santa Catarina, que surpreende e encanta seus visitantes.
SUA VIAGEM COMEÇA AQUI:
Localizada no litoral centro – norte de Santa Catarina, Bombinhas forma a única Península do Sul do Brasil. Seu litoral “recortado” dá origem a inúmeras praias, costões, mirantes, algumas enseadas e ilhas. Ainda há certa confusão a respeito da formação de Bombas e Bombinhas. A praia de Bombinhas era um antigo distrito de Porto Belo, que deu nome a nova cidade emancipada em 1992. Hoje o antigo bairro Bombinhas é conhecido como bairro do Centro. Já Bombas é um bairro dentro do município de Bombinhas. Bombinhas é o menor município de Santa Catarina em território, com apenas 35,9 Km², e abriga um total de 39 praias, sendo 19 preservadas, 10 com pouca ocupação e 10 urbanizadas.
.
Mais de 60% da superfície da cidade de Bombinhas é de cobertura vegetal protegida por leis, formando 5 Unidades de Conservação: Parque do Morro dos Macacos, Parque da Praia da Galheta, ARIE da Costeira de Zimbros, Reserva Biológica da Ilha do Arvoredo e parte da RPPN Morro dos Zimbros. Bombinhas fica lotada durante o verão, a ocupação chega a 200 mil pessoas, sendo que a população local é de 19 mil. A fragilidade do ambiente aliada ao intenso fluxo de turistas, levou a prefeitura municipal a criar e cobrar uma Taxa de Preservação Ambiental para veículos que entrem na cidade. A praia leva fama por ser considerada a capital do mergulho ecológico, por conta de suas diversas piscinas naturais perfeitas para snorkeling como Sepultura, Retiro, Lagoinha e Embrulho. Além do mergulho, há oferta de outros passeios, suficiente para agradar diferentes perfis de visitantes como passeios em barco, safari inusitado, tours em jeeps, caminhadas, etc.
O QUE FAZER
Praias
Coloque no seu roteiro:

PRAIA DE BOMBAS
A Praia de Bombas é a “praia central” já que está no centro urbano de Bombinhas. Aqui há diversas pousadas, lojas, restaurantes e escolas de surf, caiaque e stand up. O barulho forte das ondas dá o nome a praia. A faixa de areia é pequena com mar calmo, perfeito para famílias, e é a mais movimentada. Se quiser fugir um pouco do agito, pode-se fazer uma pequena trilha do lado direito em direção a Praia do Ribeiro e, um pouco mais adiante, chegará na Praia de Bombinhas.

PRAIA DE BOMBINHAS
Apesar de parecer uma extensão da Praia de Bombas, Bombinhas se diferencia por ser bem menor e contar com os peixinhos na água. A areia branca de Bombinhas tem cristais de quarto em sua composição, e acaba produzindo um som característico sob os pés, como estalinhos que lembram “bombinhas”.

PRAIA DO EMBRULHO, TRAPICHE E LAGOINHA
Ao lado de Bombinhas, fica a Praia do Embrulho e Praia do Trapiche onde saem os barcos piratas para passeio (super famosos em Santa Catarina). Na mesma faixa de areia fica a Lagoinha e mais adiante há um pequeno mirante rumo a praia da Sepultura.

PRAIA DA SEPULTURA
A Praia da Sepultura é uma das mais cobiçadas da cidade. Praia com águas calmas e transparentes, perfeita para snorkeling, stand up e até mergulho livre. Você poderá ver peixes, tartarugas, cavalos marinhos, ouriços, anêmonas e siris. A faixa de areia é bem curta. A trilha da Sepultura até a Ponta da Garoupa passa pela piscininha natural, e um pouco mais ao sul você encontra a Retiro dos Padres, uma praia com mais ondas e faixa de areia um pouco maior.

QUATRO ILHAS
Famosa por sua trilha ecológica ligadas a “extraterrestes”, a Praia de Quatro Ilhas tem esse nome por ser possível avistar as ilhas da Galé, Arvoredo, Macuco ou Amendoim e Deserta (todas pertencentes à Reserva Marinha do Arvoredo). A praia possui 1 km de extensão e é perfeita para a prática do surf.

MARISCAL
A Praia de Mariscal possui uma faixa larga de areia e a maior extensão de Bombinhas, ondas fortes perfeitas para surf e outros esportes. O seu nome tem origem na quantidade de mariscos nos costões. Ao norte está a praia do Atalaia, bem pequenininha e com várias pedras. Situadas após Mariscal fica a Prainha do Mariscal e Caeté proporcionam um visual incrível para quem chega através do morro que liga os bairros do Centro e Mariscal. Ao todo, as três praias somam quase 400 metros de extensão: são 30 metros da Caeté, 150 metros da Prainha do Mariscal e 200 metros da Praia do Mariscal.

PRAIA DE CANTO GRANDE
Praia de Canto Grande é uma vila antiga de pescadores que abriga trapiche para embarcações para passeios pelas praias e costões. Ao lado do trapiche temos as trilhas ecológicas que vão ao “Morro dos Macacos” e “Praia da Tainha”. Há também as praias de Canto Grande – Mar de Fora e Canto Grande – Mar de Dentro.

PRAIA DA CONCEIÇÃO
A Praia da Conceição é uma praia familiar de águas calmas, próprias para o banho de mar e prática de esportes náuticos e mergulho na ponta da direita da praia. Aqui sai a estrada para a praia da Tainha e também o caminho para o Mirante ECO 360°. A subida é íngreme!

ZIMBROS
Foi na Praia de Zimbros onde os primeiros colonizadores chegaram da Espanha em 1527 e Portugal só enviou uma expedição para a região em 1711. A Praia de Zimbros também uma vila de pescadores que abriga pousadas rústicas a beira do mar com águas serenas e de um pôr do sol radiante, e é o local referência para a famosa “Costeira de Zimbros”, que fica no Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros, área protegida pela mata Atlântica e com trilhas de acesso para as famosas praias desertas de Bombinhas: Cardoso (285m), Lagoa (306m), Triste (382m) que é famosa por sua cachoeira que deságua no mar, a Praia Vermelha (618m), Praia da Santa (37m), Praia do Lau/Hermínio (40m), Praia do Basílio (40m), Praia do Casqueiro (35m), Praia do Pasto (20m) e Praia do Mauri (25m)

CANTINHO DE ZIMBROS E PRAIA DE MORRINHOS
Situada no canto direito da Praia de Zimbros, a Praia do Cantinho de Zimbros é considerada uma continuação de sua extensão e a primeira praia que dá início a Trilha da Costeira de Zimbros. Possui 548 metros de extensão. Também compartilhando a mesma faixa de areia de Zimbros temos a Praia de Morrinhos.

PRAIA DA TAINHA
A Praia da Tainha é uma das mais distantes de Bombinhas, tem apenas 200 m de extensão e possui águas bem calmas e cristalinas. Tem dois acessos: pela Trilha Ecológica de nível moderado com visual incrível ou pela Praia da Conceição (de carro). O acesso de carro é por uma estrada um pouco íngreme, o que faz com que a praia fique um pouco mais exclusiva. Através da trilha da tainha, que se inicia no canto esquerdo da Praia do Mar de Dentro, no Canto Grande, é possível conhecer as seguintes praias paradisíacas: Buraco Quadrado (26 metros), Cação (64 metros), Porto da Vó (104 metros), Praia D’Aguada (116 metros) e Praia da Figueira (cerca de 15 metros). Todas fazem parte do Parque Municipal Morro do Macaco.
PRAIA DO CAÇÃO
considera uma das menores praias da cidade com extensão total de 65 metros. O acesso por trilha passa por uma propriedade particular e encontra-se interditada (na data desse post). Pode-se chegar por mar através de barcos, caiaques e stand up.
PRAIA DA GALHETA
Situada dentro do Parque Municipal da Galheta, a Praia da Galheta possui 105 metros de extensão. É uma das praias paradisíacas mais requisitadas do município e, para chegar até lá, percorre-se Trilha da Galheta. Foto: Santa Catarina Em Fotos

PRAIA DA MISÉRIA
A Praia da Miséria, com apenas 18 metros de extensão, fica situada entre as praias da Lagoinha e Sepultura, é visível somente em condições de maré baixa. Foto: Eu Amo Santa Catarina

PRAIA DO BIGUÁ E CACHALOTE
Praia do Biguá e Cachalote tem seu acesso é feito por meio de caminhada. São cerca de 5 minutos de trajeto pela trilha que se inicia no lado direito da Praia da Sepultura até a Praia do Biguá, e 15 minutos até a Praia do Cachalote. São praias pequenas, com 10 e 15 metros de extensão, respectivamente.

PRAIA DO MACUCO
Situada na Ilha do Macuco, a Praia do Macuco possui apenas 11 metros de extensão. Seu acesso é feito somente por embarcação.

TRILHA MORRO DO MACACO
Considerada a trilha mais bonita de Bombinhas e de fácil acesso, a Trilha do Morro do Macaco proporciona uma vista surreal da cidade. A trilha é íngreme com grau de dificuldade moderado. Como todo o trajeto é de subida, torna-se cansativa. Porém, a descida é bem mais tranquila. São percorridos aproximadamente 1,2 km e a altitude chega a 191m. Leva-se cerca de 40 minutos para subir, mas a vista panorâmica 360 é linda demais! e fica em uma das 5 unidades de conservação da cidade. A entrada é gratuita.
Esperamos que tenham gostado das dicas!
Este roteiro também está nos nossos destaques do instagram! Segue lá irmas_pelo_mundo.
Até a próxima! Beijos!


