
BERNINA EXPRESS
O Bernina Express é um trem panorâmico que atravessa 140 km dos Alpes pela Ferrovia Rética, Patrimônio Cultural da UNESCO, passando por 55 túneis e 196 pontes, três lagos e geleiras.
SUA VIAGEM COMEÇA AQUI:
A linha atualmente com mais de cem anos de história, nasceu em 1881 com a proposta de implantar uma ferrovia que sobe pelos vales alpinos para conectar os principais centros destas zonas e potenciar a atividade turística. A construção começou em 1906 e terminou em 1910. A rota logo se tornou famosa por suas inclinações íngremes, cruzamentos de alta elevação, túneis que correm ao longo e ao longo de montanhas e viadutos, ou viadutos que cruzam vales e desníveis.
Originalmente planejada apenas para viagens de verão, em 1913, a linha estendeu o serviço para os meses de inverno e tornou-se parte da Rhaetian Railways em 1943. Embora os trens convencionais também circulem na linha Bernina, o Bernina Express foi criado especificamente para turistas, com carruagens panorâmicas com grandes janelas.




Atualmente o trem Bernina opera em um conjunto de 3 seções e essas rotas são acompanhadas por uma rota de ônibus, chamada Bernina Express Bus, que percorre a rota Tirano-Lugano e volta. São elas:
Chur – Tirano – Chur (operacional durante todo o ano, todos os dias)
Landquart – Davos Platz – Tirano – Landquart (operacional apenas no verão)
St. Moritz – Tirano – St. Moritz (operacional apenas no verão)

Nossa viagem começou em Chur e seguimos pelos vilarejos de Samedan e Potresina a 1774m do nível do mar. Passamos pelas estações de Morteratsch (onde fica uma geleira), Bernina Diavolezza, Bernina Lagalp, até chegar na estação Ospizio passando pelo Lago Bianco e Lago Negro (Lej Nair). Em Alp Grüm, onde é possível ver de forma bem ampla o Glaciar Palu no Lago Homônimo, a mais de 2.300 metros de altitude. Depois o trem passou pelo Lago de Poschiavo, bem no meio do Vale de Poschiavo que fica entre duas vilas de imensa beleza: a Villa di Miralago e a Villa La Prese. Um dos pontos altos do passeio é quando trem se aproxima do Viaduto Circular de Brusio.



Mesmo tendo algum passe de transporte (como o swiss travel pass), é necessário realizar a reserva do passeio, pagando uma taxa.
Vale a pena pagar pelo Bernina? Nossa opinião sincera: fizemos o trajeto de Chur a Tirano no inverno e o percurso é realmente lindo. O vagão do trem é muito confortável e durante o passeio há explicação sobre os lugares conforme vamos avançando. Porém como foi nosso último passeio na Suíça e percorremos várias rotas de trem pelo país, inclusive no meio dos Alpes Suíços, não tivemos aquele sentimento de “nossa que espetacular”. Pode ser que no verão a percepção seja outra.
Nós compramos o passeio diretamente do site da operadora, mas deixamos links para você comprar o passeio guiado:
Esperamos que tenham gostado das dicas!
Este roteiro também está nos nossos destaques do instagram! Segue lá irmas_pelo_mundo.
Até a próxima! Beijos!


