
GUANACASTE, COSTA RICA
O lugar mais feliz da América Latina! Vem conhecer com a gente esse país que ainda é pouco explorado e cheio de oportunidades.
SUA VIAGEM COMEÇA AQUI:
Seja bem vindo ao lugar mais feliz da américa latina segundo estudo World Happiness Report! A Costa Rica está localizada na América Central e faz fronteira ao norte com a Nicarágua e ao sul com o Panamá. A capital San José fica praticamente no meio do país, que é banhado pelo Oceano Atlântico/Mar do Caribe e pelo Pacífico.
Falou em Costa Rica, automaticamente já se pensa em natureza, mato, sustentabilidade, alimentação saudável, bichos, espírito zen, energia positiva, e é claro PURA VIDA! Isso mesmo, Pura Vida é uma expressão costa-riquenha que serve de cumprimento, despedida, obrigado ou simplesmente usada para adjetivar algo como muito bom e para transmitir o estado de espírito de “tudo bem”. Hoje Pura Vida é o slogan da Costa Rica para o mundo e simboliza para os costa-riquenhos a simplicidade da boa vida, o apego à humildade, associada com satisfação, alegria e bem-estar. É a arte de apreciar o simples e o natural com felicidade e otimismo.
DOCUMENTAÇÃO
Brasileiros não precisam de visto para visitar a Costa Rica, apenas passaporte válido com pelo menos 6 meses de validade (a partir da data de entrada). Também é obrigatório possuir vacina contra febre-amarela, registrada no certificado internacional de vacinação.
QUANDO IR
Chove muito na Costa Rica. 30% do país é coberto por floresta tropical úmida. Prefira visitar o país entre novembro e abril, que é a estação seca (mas claro que ainda há incidência de chuvas). A estação chuvosa vai de maio a outubro. No litoral pacífico chove bem menos que do outro lado.
O QUE FAZER
O país é muito conhecido por ter várias opções de ecoturismo: Surf, mergulho, rafting, montanhismo, wind surf e trekking pelos vulcões que são umas das principais atividades que o país oferece. São cerca de 60 vulcões sendo que 7 deles ainda estão ativos.
Muita gente imagina que a Costa Rica tem aquele mar turquesa típico da região do caribe, mas não é bem assim.... Até que tem praias bonitas do lado caribenho (próximas à cidade de Limón) mas, o maior atrativo praieiro do país está na costa PACÍFICA... e foi lá que focamos toda a nossa viagem.

O litoral pacífico, que é muito maior que o atlântico, está basicamente dividido em duas grandes-regiões: norte e sul. Exploramos o pacífico NORTE. Ficamos na província de Guanacaste que possui praias belíssimas e já ultra-exploradas pela indústria hoteleira. A região é servida pelo aeroporto de Liberia (LIR), que recebe vôos internacionais. Ou seja, se escolher ir para essas praias, você nem precisa passar por San José... e foi isso que fizemos! Apesar dos voos pra San Jose serem bemmm mais baratos... são aproximadamente 5 horas de carro da capital até a província de Guanacaste, especificamente na praia de Tamarindo. Por isso optamos por voar pelo aeroporto internacional de Libéria... que é um dos quatro aeroportos internacionais da Costa Rica e serve especialmente como um centro de turismo para quem visita a costa do Pacífico e o oeste da Costa Rica. De Libéria até Tamarindo leva apenas 1 hora de carro, sendo que você pode ir picando as praias da região!
No litoral pacífico SUL são as belezas inexploradas, muito mais genuínas. Também tem excelente infraestrutura, mas os hotéis são menores, mais charmosos, mais “boutique” e menos “resorts”, mais roots. É no pacífico sul que estão os parques: Parque Nacional Marino Ballena e Parque Nacional Manuel Antonio; e as praias de Puntarenas, Jacó, Playa de Santa Tereza famosas entre os surfistas...

TAMARINDO
Quase 90% do turismo da Costa Rica passa por Tamarindo, por ser uma das praias com mais infraestrutura de hotéis, pousadas, muitas opções de hostel, bancos, supermercados e restaurantes. Em Tamarindo existem várias opções do que fazer. Há aulas de surf com professores brasileiros ou não, é possível fazer mergulho em águas cristalinas e ver vários peixes, raias e, a depender da época, tubarões também. Muitasss pessoas alugam quadriciclo ou carrinho de golf para explorar a região. Tem o incrível passeio de barco ou escuna para ver o pôr do sol, com comida, bebida e música ao vivo, com direito a paradas para banhar-se e fazer (snorkeling)

PLAYA CONCHAL
Outra praia queridinha da Costa Rica é a Playa Conchal! Também situada no norte da província de Guanacaste, às margens do Oceano Pacífico, recebe esse nome devido às centenas de milhões de pequenas conchas espalhadas pela areia. Um dos motivos pelos quais a Playa Conchal é mais procurada é que ela tem clima quase perfeito o ano todo. É banhada pelo sol a maior parte do tempo, com mais de 10 horas de luz do dia de dezembro a abril. A água sempre permanece a uma temperatura confortável e é ideal para nadar ou mergulhar. Perfeita para quem ama praia.

PLAYA FLAMINGO
Uma das praias mais populares da Costa Rica. Pouco mais desenvolvida e explorada do que as praias na sua proximidade, oferece comodidades aos viajantes que buscam uma vista deslumbrante do mar calmo com água transparente e areia branca.

BRASILITO
Apesar do nome lembrar o nosso país, a praia tem nada a ver com o Brasil heheeh. Brasilito é uma praia autêntica da Costa Rica que oferece uma atmosfera discreta e serve como um ótimo local de ancoragem para outros destinos, como acesso à Playa Conchal e fica muito próximo à Playa Flamingo.

PLAYA AVELLANAS
A praia de Avellanas é única e muito procurada por surfistas. Com areia bronzeada por manguezais, arbustos e árvores com troncos “torcidos”, é um local descontraído atrai visitantes que querem ver uma praia mais “local” na área.
ONDE COMER
Na região de Guanacaste, na Costa Rica, come-se muito bem! A gastronomia local combina sabores tropicais com tradição, oferecendo pratos como o casado, frutos-do-mar frescos e tortillas artesanais. É uma delícia descobrir restaurantes à beira-mar e provar receitas típicas em meio a paisagens paradisíacas. As praias mais roots da Costa Rica, geralmente não tem estrutura. Muitas não possuem restaurantes, como a Playa Conchal; e outras contam com um ou dois restaurantes, que é o caso da Playa Avellanas. A vibe é você levar suas coisas para passar o dia.

LA BODEGA CR
no centro de Tamarindo. Foi aqui que experimentamos o melhor iogurte grego da vida! Repetimos o café da manhã nesse lugar varias vezes

COCO LOCO
na Playa Flamingo. Um restaurante a beira mar com um astral maravilhoso. Pedimos o Churrasco Steak, onde você grelha a carne em uma pedra vulcânica.

LA OVEJA NEGRA
é um hostel, bar, lojinha e restaurante que fica bem no centro de Tamarindo.

EL CHIRINGUITO
um restaurante a beira mar e literalmente pé na areia em Tamarindo.

NOGUI'S
outro restaurante pé na areia de Tamarindo e um dos mais indicados pelos Ticos (apelido dos locais). Um café da manhã ou almoço com essa vista uauuu uauuuu... l!

MAMATO BEACH
um bar e restaurante pé na areia (é claro) com drinks mara e dj para animar o sunset! Também fica em Tamarindo.

LOLA'S
Na Playa Avellanas fomos no Lola's, acreditamos ser um dos únicos restaurantes do local (não achamos a comida muito boa, comparando com os demais restaurantes em Tamarindo).
ONDE SE HOSPEDAR
Ficamos hospedadas em Tamarindo. Como a cidade não é muito grande, é interessante que a hospedagem fique bem no centrinho para conseguir fazer tudo a pé.
DIRIA BEACH RESORT
Para quem quer um glamour na viagem, sugerimos o Diria Beach Resort: Uma opção luxuosa em frente ao mar de Tamarindo.


SELINA HOSTEL
Essa foi a primeira vez que experimentamos um "hostel", em aspas pois nossa acomodação era privativa. Ficamos hospedadas no Selina, uma rede de hostel presente no mundo todo, inclusive no Brasil.


Esperamos que tenham gostado das dicas!
Este roteiro também está nos nossos destaques do instagram! Segue lá irmas_pelo_mundo.
Até a próxima! Beijos!


