
VERONA, ITÁLIA
Com 2 mil anos de história, Verona é um dos principais centros urbanos do Norte da Itália. Um destino que reúne monumentos antigos, edifícios encantadores e paisagens surpreendentes que foram cenário da história imortalizada por Shakespeare.
SUA VIAGEM COMEÇA AQUI:
Verona é uma das cidades mais interessantes da Itália, cercada por morros e cortada pelo rio Adige. Com 2 mil anos de história foi um proeminente centro político e econômico durante o período romano, época da qual se originam edificações ainda hoje existentes. Aliás, depois de Roma, Verona é considerada a segunda cidade de Itália pela presença de vestígios romanos muito bem preservados, como a Arena, o Teatro Romano, a ponte Pietra, o arco Gavi, os portões Leoni e Borsari, muralhas da República de Veneza e as fortificações do período Habsburgo. Por conta da trágica história de amor entre Romeu e Julieta, Verona ganhou fama e apelidos como “A Cidade dos Apaixonados”, “A Cidade do Amor Eterno”, entre outros. Apesar dessa ficção romântica, a cidade é cheia de história genuína.
Verona está situada na região do Vêneto, 120 quilômetros a oeste de Veneza e a pouca distância do Lago de Garda, o maior lago da Itália. O trajeto Milão-Verona durou 1h15min. Separamos apenas um dia para conhecer Verona e com certeza poderíamos ter ficado mais!
O QUE FAZER:
Tour Pelo Centro Histórico
Confira os locais para visitar:

PIAZZA BRA
costuma ser a porta de entrada dos visitantes no Centro Histórico de Verona e é uma das praças mais conhecidas do país. O acesso à praça é feito através dos Portões da Piazza Bra (a cidade tem vários desses portais) e ao seu redor ficam edifícios importantes para a cidade, como o Palácio della Gran Guardia, o Palazzo Barbieri, e a Arena di Verona,

ARENA DI VERONA
Um dos anfiteatros mais importantes da era romana e o maior depois do Coliseu de Roma, com o qual se parece bastante. O monumento é o terceiro maior anfiteatro romano do mundo e sobreviveu até a um terremoto no século 12. Perto de completar 2 mil anos, ainda sedia concorridas apresentações, sendo que a programação inclui o tradicional Festival de Óperas – no verão – e também concertos de rock. A falta de fontes escritas sobre a inauguração do anfiteatro dificulta a atribuição de uma data certa para a sua construção, mas diversos estudos demonstraram que a Arena não poderia ter sido construída em um período posterior ao século I. Tem capacidade para mais 25.000 espectadores.

VIA MAZZINI
principal rua de compras de Verona, conectando a Piazza Bra (onde está a Arena de Verona) à Piazza delle Erbe. É uma via exclusivamente para pedestres, com piso de mármore polido que brilha sob o sol. Ao longo dela, encontram-se lojas de grife, boutiques italianas e marcas internacionais. Além das compras, é um ótimo lugar para observar a arquitetura histórica e o movimento local. É charmosa, elegante e sempre movimentada por turistas e moradores.

PIAZZA DELL ERBE
um antigo fórum romano, onde acontecia a vida política e econômica da cidade. A praça é a mais conhecida de Verona e nela você encontrará várias construções e uma fonte de alto interesse arquitetônico. Na Piazza do Erbe também acontece um colorido mercado de manhã.

MADONNA VERONA
Entre as atrações e edifícios ao redor da Piazza Delle Erbe estão o Palazzo Maffei, construído em estilo barroco em 1668, a Casa dei Mazzanti, uma das maiores atrações da praça, devido aos seus belos afrescos; o Arco della Costa e a fonte de Maddona Verona, que é o monumento mais antigo da praça datando 1378

PALAZZO DELLA RAGGIONI
O Palazzo del Commune, também conhecido como Palazzo della Ragioni é a prefeitura da cidade, função que recebeu durante o reinado dos venezianos que o tornaram a sede do município. Este imponente complexo de edifícios, forma quase quadrado com um pátio central, possuindo fachadas para as Piazza delle Erbe, Piazza dei Signori, Via Dante e Via Cairoli. A data e construção deixa dúvidas já que há duas placas que deixam dúvida, uma indica o ano 1138 e a outra de 1193. O que é certo é que no ano de 1218 um incêndio causou graves danos ao palácio, mas ele foi reconstruído no ano seguinte. Em 1447 foi construído o pátio interno, o chamado “Scala della Ragione” sob a Torre dei Lamberti, construída pela família Lamberti em torno de 1172 e que é visitável.

CASA DEI MERCANTI
Casa dei Mercanti, ou Domus Mercatorum, um prédio que fica na esquina com a Via Pellicciai. A casa do comerciante foi construída em 1301 pela família Scaligeri, mas depois disto sofreu várias transformações. Então, em 1797, mudou de nome e tornou-se a Câmara de Comércio. Atualmente, hospeda a Banca Popolare di Verona.

PIAZZA DEI SIGNORI
uma emblemática praça de Verona cercada por edifícios conectados e por arcos muito bonitos, como o Arco della Costa. No centro da praça está um monumento dedicado a Dante Alighieri e ao seu redor prédios como o Palazzo degli Scaligeri, Palazzo dei Capitanio e a Loggia dei Consiglio, que já abrigou muitas reuniões do conselho da cidade.

CASTELVECCHIO
construído entre 1354 e 1356 sobre antigas fortificações que já existiam no lugar. Sua construção exibe uma muralha fortificada ao seu redor, 7 torres, além de uma ponte que dá acesso ao local atravessando o Rio Adige. O local foi construído por Casagrande II della Scala, como local de defesa e fortificação da cidade.

PONTE DE PEDRA
é a mais antiga ponte de Verona, originalmente construída pelos romanos. Ela cruza o rio Adige e conecta o centro histórico ao Teatro Romano e ao Castel San Pietro. A ponte foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial e reconstruída com as pedras originais. Caminhar por ela oferece belas vistas do rio e das colinas da cidade. É um dos pontos mais fotogênicos e simbólicos de Verona.

COLINA DE SAN PIETRO
A Colina de San Pietro oferece uma das vistas panorâmicas mais bonitas de Verona, com o rio Adige e os telhados da cidade ao fundo. No topo, ficam as ruínas do antigo Castelo de San Pietro, cercadas por muito verde. É um ótimo local para apreciar o pôr do sol e tirar fotos incríveis. Pode-se subir pela escadaria ao lado da Ponte de Pedra ou usar um funicular. O ambiente é tranquilo e convida a momentos de contemplação. Também há um Teatro Romano, construído sob a liderança de Ottaviano Augusto no final do século I a.C. e a Igreja de San Stefano

SCAVI SCALEGIRI
um sítio arqueológico subterrâneo localizado no centro histórico de Verona. Ele revela camadas da antiga cidade romana, com ruas, mosaicos, fundações e estruturas preservadas. O local fica sob o antigo Palazzo della Ragione e é acessível ao público. Além das ruínas, abriga o Centro Internacional de Fotografia, com exposições temporárias. Visitar o Scavi é mergulhar na Verona escondida, cheia de história e surpresas.


CASA DI GIULIETTA
Uma das atrações mais queridas e Verona: a casa onde possivelmente viveu Julieta. Conta a tradição que o edifício, do século XIII, chamado II Cappello, era o palácio dos Capuleto (a família de Julieta). O famoso balcão, onde Julieta via Romeu, foi construído em 1928. Em meados de 1500 William Shakespeare escreveu a famosa história de amor, de Romeu e Julieta. O acesso ao pátio, onde está uma estátua de bronze de Julieta é gratuito e o acesso à residência onde fica o balcão de onde Julieta ouvia as juras de amor de Romeu, é pago. Também é possível visitar a tumba de Julieta. A crença que ronda o lugar é de a pessoa que esfrega a mão sob o seio da estátua de Julieta tem sorte no amor! De tão gasta e depredada por conta dessa tradição, a estátua original de Julieta foi substituída por uma réplica. A original está dentro da casa. Com centenas de mensagens de amor escritas em sua entrada, a casa de Julieta é uma das visitas mais típicas de cidade. Muitos bilhetinhos e cadeados com nomes de casais apaixonados são deixados. O Club di Giulietta, fundado em 1972 por Giulio Tamassia, é responsável por dar ouvidos a milhares de cartas de amor enviadas de todo o mundo ou deixadas no local. As secretárias de Julieta, são pessoas que dedicam algumas horas de suas visitas a Verona para ler os relatos e redigir respostas a essas cartinhas, assinando como a própria Julieta.
ONDE SE HOSPEDAR:
Indicamos dois hotéis que estivemos recentemente:

HOTEL BOLOGNA
um charmoso hotel boutique de 32 quartos em estilo clássico contemporâneo, situado na Piazzetta Scalette Rubiani, bem de frente para a Piazza Brà, a poucos passos da Arena de Verona.

HOTEL ACCADEMIA
situado em um elegante edifício do século XVIII na Via Scala, é um hotel 4 estrelas superior no coração do centro histórico de Verona, a poucos passos da Arena, da Casa de Julieta e da Piazza delle Erbe
Esperamos que tenham gostado das dicas!
Este roteiro também está nos nossos destaques do instagram! Segue lá irmas_pelo_mundo.
Até a próxima! Beijos!


