
SÃO JOAQUIM | SANTA CATARINA, BRASIL
Famosa pelo frio, maçãs e bons vinhos, São Joaquim já chegou a registrar -10ºC, ficando na lista das cidades mais frias de Santa Catariana.
SUA VIAGEM COMEÇA AQUI:
Quase todo o inverno neva em São Joaquim. Localizada na Serra Catarinense, a 1.360m do nível do mar, a cidade já se tornou o principal destino dos turistas ávidos em apreciar a beleza da neve em solo brasileiro. Nos meses de junho e julho, as ruas da modesta cidade de 20 mil habitantes ficam congestionadas, e a rede hoteleira, que vem melhorando a cada temporada, opera com ocupação máxima. Os hotéis-fazenda, pousadas e airbnbs também costumam ficar lotados de março a maio, época da colheita da maçã, principal produto agropecuário da região. Recentemente, o enoturismo se tornou um dos grandes atrativos de São Joaquim. As belíssimas vinícolas, instaladas nas montanhas, atraem turistas do Brasil todo. Somos apaixonadas pelos terroirs da Serra Catarinense, que chegam até 1.400m do nível do mar e que nos proporcionam vinhos e espumantes premiados nacional e internacionalmente.
QUANDO IR
Se você quer vivenciar o frio, a melhor época para visitar São Joaquim é no inverno, quando os termômetros registram temperaturas negativas. Entre junho e agosto acontecem as temperaturas extremas. As vinícolas podem ser visitadas o ano todo, mas é especialmente no mês de março que a cidade sedia a Vindima de Altitude da Serra Catarinense, evento tradicional que comemora a colheita da uva. Durante o período da Vindima, as vinícolas sediam eventos que incluem degustação de vinhos e outras experiências.
COMO CHEGAR
O aeroporto de Florianópolis fica 243 km distante de São Joaquim e o de Porto Alegre 333 km. Uma boa opção é voar para o aeroporto regional de Jaguaruna no litoral do extremo sul de Santa Catarina, que fica a 144 km de São Joaquim. Hoje estão operando as cias Azul e Latam com voos diários. A Azul também operava com voos no aeroporto de Lages na Serra Catarinense, 79 km de São Joaquim. Infelizmente ainda não há notícias sobre a volta das atividades.
O QUE FAZER

VILLA FRANCIONI
Na cidade de São Joaquim fica localizada a sede da maior vinícola de Santa Catarina, a Villa Francione, resultado de uma paixão pelo vinho e pela sofisticação da vinicultura internacional. A vinícola abre suas portas aos turistas desde 2008. O tour interno passa pelos 5 andares da vinícola e a degustação é conduzida na loja onde o visitante surpreende-se com a personalidade única dos 4 rótulos servidos. Valor por pessoa R$ 65,00. Já na visita para a modalidade VIP a degustação de 5 rótulos acontece em uma sala reservada, onde o fundador Dilor recebia somente visitantes convidados. O valor de R$ 90,00 por pessoa.

VINICOLA D'ALTURE
Com perfil boutique, possuindo produção pequena e focando na qualidade, a Vinícola Boutique d’Alture traz uma experiência única para quem deseja conhecer de perto como funciona a produção de vinhos em Santa Catarina. O projeto do boliviano Don Roberto Chaves aposta no terroir e altitude remetendo à toscana. A vinícola oferece aos turistas o Tour de Visitação, que é uma visita com acompanhamento de um guia especializado sendo percorrido todos os estágios de elaboração, finalizando com a degustação de 5 rótulos.

MONTE AGUDO
uma vinícola boutique familiar localizada em São Joaquim. Os vinhedos da Monte Agudo datam o ano de 2004, mas o espaço endogastronômico, onde os visitantes podem degustar excelentes vinhos enquanto desfrutam da mais bela paisagem da Serra, foi inaugurado em 2013. As três variedades principais cultivadas na Monte Agudo são Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay e desde 2011 os vinhos vêm sendo premiados. O chardonnay safra 2008 já ficou entre os melhores brancos nacionais no TOP TEN da Expovinis. O espumante Sinfonia medalha de ouro em um ano e prata no seguinte, no Concurso Mundial de Bruxelas e o tinto Carbenet Sauvignon já ganhou medalha de ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil.

VINÍCOLA PERICÓ
A Vinícola Pericó, fundada em 2002, nasceu de um grande sonho pessoal e da aposta no potencial de Santa Catarina no cenário de vinhos de altitude. Aproveitando o terroir do Vale do Pericó para elaborar vinhos com características e identidade únicas as uvas Pericó concentram sabores e aromas intensos que se transformam em vinhos e espumantes premiados. Em 2020 a Vinícola Pericó inaugurou o seu novíssimo espaço de enogastronomia de Altitude, situado ao lado dos Vinhedos em uma das mais esplêndidas regiões da Serra Catarinense. O espaço é perfeito para degustar os vinhos da vinícola acompanhado de finger foods, e é claro, abastecer a adega com os produtos disponíveis na lojinha.

SNOW VALLEY
Inspirado nos modelos dos Parques Nacionais Norte Americanos, o snow valley foi planejado entre 1962 e 1965, pelo americano Edgar Leland Butterfield, como um Parque Ecológico para exploração turística. O parque teve uma parada na década de 70 e voltou com suas atividades nos anos 90, em um novo local. As experiências no snow valley vão desde comer um prato típico da região com uma releitura de sabor, fazer um piquenique, andar de tirolesa, acelerar um muscle car americano off road 4x4, falar inglês de forma descontraída, andar em meio a mata nativa, abraçar um xaxim gigante, apreciar a lareira em dias frios e olhas o céu estrelado, ufa!

IGREJA MATRIZ
Localizada na Praça João Ribeiro, a Igreja Matriz de São Joaquim foi totalmente construída em pedra basalto, tirada dos morros próximos e trazida de carro-de-boi. Sua construção teve início em 1918 e foi inaugurada em 1935. Apresenta esculturas feitas por Elson Kiyotaka Outuki e Nelson Matias de profetas bíblicos e de Adão e Eva, na parte externa da igreja.

PRAÇA JOÃO RIBEIRO
Uma pracinha charmosa com árvores lindas e um conjunto de chafarizes. Durante o outono as árvores ficam com folhas em tons vermelho, amarelo e laranja; e que no inverno congelam transformando a praça em um bosque de gelo, uma experiência nova e única para os visitantes da cidade.

RESTAURANTE PEQUENO BOSQUE
adoramos o restaurante Pequeno Bosque, lugar aconchegante com comida saborosa. A família fundadora, que iniciou suas atividades em Gramado – RS na serra gaúcha a mais de 25 anos, trouxe para a serra catarinense um variado cardápio a "La Cart" e a sequência de Fondue ao meio dia.
HOSPEDAGEM

SOLAR DO ORIENTE
A Pousada Solar do Oriente é a única aqui no Brasil que tem acomodações no estilo Yurt, uma releitura das antigas moradas dos povos nômades da Ásia Central. Com formato circular os Yurts proporcionam uma sensação de aconchego. Além da experiência única em se hospedar nesse tipo de acomodação a pousada ainda conta com uma paisagem maravilhosa, atividades de aventura e um delicioso café da manhã. Todos os quartos da pousada são lindamente decorados com a temática de ecovillage e dispõem de varanda com vista da montanha e jardim. Além das comodidades como wifi, tv e ar-condicionado, as unidades possuem lareira e sala de estar.


Esperamos que tenham gostado das dicas!
Este roteiro também está nos nossos destaques do instagram! Segue lá irmas_pelo_mundo.
Até a próxima! Beijos!


