top of page
  • Irmãs Pelo Mundo

PORTUGAL - DOURO: Tour de 01 dia pela região vinícola mais famosa de Portugal

A Região do Douro é um dos destinos turísticos mais interessantes na zona norte de Portugal. Suas paisagens de excepcional beleza com o rio Douro como protagonista, as prestigiosas caves de vinho, históricas fortalezas, casas medievais de pedra e terrenos de vinha localizados ao longo do vale, ajudaram o país a ganhar o prêmio de melhor destino do mundo em 2018.



Irmãs Pelo Mundo, outubro de 2022.

Nosso sétimo dia em Portugal foi um dos mais especiais: realizamos um tour de um dia pelo espetacular Vale do Rio Douro. Um misto de belas paisagens, água abundante e romantismo fazem de qualquer roteiro na região uma experiência poética. O Douro é um dos maiores rios portugueses e se estende no país de leste a oeste deixando um rastro de beleza incrível. Não é à toa que turistas do mundo se encantam com o Vale.


O Douro é uma sub-região portuguesa composta por 19 municípios e 217 freguesias, sendo a cidade de Vila Real o polo administrativo e o principal núcleo urbano da sub-região, em conjunto com Peso da Régua e Lamego. Grande parte do seu território está integrado na Região Vinhateira do Alto Douro, marcada pela produção de Vinho do Porto e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O primeiro-ministro português, o infame Marquês de Pombal, foi quem declarou o Douro uma região vinícola formal em 1756.



O rio Douro nasce na Espanha e deságua no Atlântico, nas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, onde estão as caves do vinho do Porto. Os vinhedos se esparramam encosta abaixo nas duas margens do rio, e as famosas vinícolas portuguesas, como a Quinta da Pacheca e a Quinta dos Murças, ficam localizadas no trecho do rio entre Peso da Régua e Pinhão.


A fama do Douro veio com a produção do vinho do Porto, porém a região tem muito mais a oferecer: vinhos brancos e tintos de altíssimo nível, hotéis com piscinas e vistas deslumbrantes, além de muita história e restaurantes excepcionais. As acolhedoras cidades e vilas estão repletas de tradicionais caves do século XVIII, quintas apalaçadas, espetaculares catedrais, igrejas barrocas e interessantes avenidas de estilo moderno.



Compramos um tour de 01 dia pelo Vale do Rio Douro no site Get Your Guide. A operadora foi a Living Tours e tivemos uma ótima experiência. Clique aqui para reservar. Se quiser saber mais sobre as demais cidades visitadas é só clicar nos links abaixo:


Lisboa: a cidade das sete colinas – clique aqui para ler

Sintra: tour de 01 dia a Sintra, Quinta da Regaleira, Palácio Pena e Cascais – clique aqui para ler

Lisboa: Belém, o bairro que revive o auge do império Portugues na era dos descobrimentos - clique aqui para ler

Évora: tour de 01 dia em uma das cidades mais antigas da Europa – clique aqui para ler

Fatima: tour de 01 dia em Fátima, Nazaré e Óbidos – clique aqui para ler

Porto: a cidade que dá nome ao país (e ao vinho) – clique aqui para ler

Espanha: Santiago de Compostela, tour de 01 dia saindo de Porto – clique aqui para ler

Braga e Guimarães: a capital do turismo religioso de Portugal e o berço de Portugal – clique aqui para ler


As informações de Portugal, quando ir, onde se hospedar (nossas experiências), gastronomia e como se locomover estão no link: PORTUGAL – O berço dos grandes descobrimentos – clique aqui para ler

 

Saímos do Porto as 8:30h em direção ao Vale do Douro. Nossa primeira parada foi em uma propriedade vinícola na vila portuguesa de Sabrosa para uma degustação de vinhos guiada. Visitamos a Adega de Favaios. Após o passeio serviram um almoço harmonizado com vinhos tintos e brancos do Douro. O local do almoço não foi o mesmo das fotos disponibilizadas pelo get your guide, não tinha vista para os vinhedos, mas a comida estava boa.


Na Adega Faivos - arquivo irmãs pelo mundo
Adega Faivos - foto: divulgação
Aldeia de Faivos rodeada pelos vinhedos - foto: divulgação
Aldeia de Faivos no vale do rio Douro - foto: divulgação

Após o almoço, visitamos Pinhão, uma vila situada na margem norte do rio Douro que recebe cerca de 400 mil turistas por ano. É o centro da região demarcada do Vinho do Porto e o local onde estão localizadas as mais famosas "Quintas" produtoras de vinho do Porto. Paramos para fotos no mirante de São Cristovão que oferece vistas panorâmicas do vale do Douro, onde o rio Pinhão se junta às águas do rio Douro. Em seguida chegamos na segunda vinícola do tour, a Quinta da Roêda para mais uma degustação de vinhos do Porto. A Quinta da Roêda é uma das melhores propriedades do Douro, foi adquirida pela Croft/Taylor em 1889 e renovada extensivamente durante toda a primeira metade do século XX.


Pinhão - foto: divulgação
Hora da segunda degustação na Quinta da Roeda - arquivo irmãs pelo mundo
Vinhedos da Quinta da Roeda! Lindo! - arquivo irmãs pelo mundo
Quinta da Roeda - foto: divulgação

Depois da degustação embarcamos em um cruzeiro no Pinhão para percorrer o Rio Douro. Navegamos em um barco rabelo panorâmico passando por uma zona onde em ambas as margens só existem vinhas e quintas de vinho! Uma experiência única.


Em Pinhão, embarcando para navegar pelo Douro - arquivo irmãs pelo mundo
A bordo em um barco rabelo percorrendo o Douro - arquivo irmãs pelo mundo
As paisagens do Douro realmente são maravilhosas e poéticas - arquivo irmãs pelo mundo

Na volta ao Porto, percorremos por uma das estradas mais cênicas do mundo, a N222. Classificada como a estrada mais bonita do mundo ao longo da margem sul do rio Douro, oferece ao longo de seus quilômetros belos cenários em pleno coração da Região Demarcada do Douro.


N22 - foto: divulgação

Outra situação do tour, é que na descrição mencionava uma parada na histórica vila de Amarante, o que não ocorreu. A cidadezinha de Amarante com pouco mais de 10 mil habitantes é dona de um encantador centro histórico que parece cenário de filme. Alguns historiadores atribuem seu nome ao centurião romano de nome Amarantus. Cortada pelas águas do poético Rio Tâmega (que vai desaguar no Douro quilômetros adiante) e cercada de vinhedos premiados, oferece belíssimas razões para visitá-la: o casario pitoresco que se ergue às margens do rio, a Igreja e Convento de São Gonçalo do século XVI a ponte de granito do final do século XVIII, o mosteiro, dentre outros.


Amarante - foto: divulgação
Ponte de pedra em Amarante - foto: divulgação
 

OUTROS LUGARES PARA VISITAR NO VALE DO RIO DOURO


Miradouro de São Leonardo da Galafura: situa-se entre Vila Real e Peso da Régua, num local de grande beleza natural sobre o espantoso rio Douro, confirmando a excelência da antiga e histórica região de Trás-os-Montes. Aqui as vistas são de cortar a respiração, com o Rio Douro a liderar as atenções, recortado pelos solos íngremes onde é plantado o famoso vinho do Douro, proporcionando paisagens maravilhosas a cerca de 640 metros de altura.

 

VINÍCOLAS DO VALE DO DOURO


As vinícolas, é claro, são o grande atrativo do Vale Douro. A maioria conta com restaurantes ou opção de fazer prova de vinhos com deliciosas tábuas de frios. As propriedades são chamadas de quintas e oferecem hospedagem e passeios mais demorados, como de barco, trilhas, colheita na época da vindima e piquenique com vistas incríveis. Os passeios guiados costumam levar entre uma e duas horas e os valores dependem da seleção de vinhos escolhida. É preciso fazer reserva antecipada.


A Quinta da Pacheca, é uma das mais conhecidas e visitadas vinícolas do Vale do Douro, sendo uma das primeiras a ter engarrafado vinhos com marca própria. A propriedade fica em Lamego, não muito distante de Peso da Régua e também oferece a possibilidade de hospedagem. Clique aqui para reservar.


Acomodações no estilo “barril de vinho” em meio aos vinhedos - foto: divulgação
Um café da manhã ou piquenique com essa vista! - foto: divulgação
Vinhos da Quinta da Pacheca - foto: divulgação

Quinta do Vallado é uma das mais antigas do Vale do Douro, construída em 1716 em uma das margens do Rio Corgo, um dos afluentes do Douro. Oferece passeios bem completos, com visita à adega e caves de envelhecimento e prova de vinhos, além de hospedagem cheia de conforto e beleza no Wine Hotel. Clique aqui para reservar.


Quinta do Valado wine Hotel - foto: divulgação
Piscina com vista do hotel - foto: divulgação

A Quinta do Seixo, berço do famoso vinho do Porto Sandeman, que tem sua cave em Vila Nova de Gaia, com um enorme letreiro que pode ser visto desde o Porto, fica na margem sul do rio Douro, entre Régua e Pinhão. Em meio a um vinhedo centenário com 100 hectares, os visitantes são recebidos em uma das construções mais modernas do Vale do Douro, de onde a vista é absurdamente espetacular.


Quinta do Seixo - foto: divulgação

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo tem acesso um pouco dificultoso por conta das curvas, porém, a paisagem do caminho compensa. É uma quinta, florida, com construções antigas e bem cuidadas, onde a sofisticação é palavra de ordem e o visitante tem vontade de se demorar. A degustação de vinhos acontece em um terraço em meio ao vinhedo e com bela vista para o Douro. Clique aqui para reservar.


Quinta Nossa Senhora do Carmo - foto: divulgação
Vinho com vista na Quinta Nossa Senhora do Carmo - foto: divulgação
Já queremosss! Que charme! - foto: divulgação

Outra das mais procuradas no Vale do Douro é a Quinta do Crasto, também localizada em Régua e Pinhão, vistas maravilhosas do Douro e belos cantos para deixar as horas passarem sem pressa. A visita começa no local onde as uvas chegam vindas diretamente dos vinhedos e segue pelas adegas de vinificação, cave de barricas, laboratório de controle e termina na Casa Centenária, onde é realizada a prova comentada de cinco vinhos.


Quinta do Castro - foto: divulgação

Quinta das Carvalhas é uma das mais belas e emblemáticas propriedades da região, categorizada como classe A para produção de Vinhos do Porto, além de ter sido a pioneira da região – empresa Real Companhia Velha. As referências escritas à Quinta das Carvalhas remontam ao ano de 1759, sendo que uma boa parte dos seus vinhedos – constituídos por vinhas velhas a completar a respeitável idade de 100 anos – representa uma das mais ricas e variadas coleções de antigas castas durienses. As vinhas situam-se a várias altitudes – desde o rio Douro até ao topo da vertente encosta, que varia de 80 a 550 metros.


Quinta das Carvalhas - foto: divulgação
 

Adoramos o passeio! Retornamos ao Porto no final de tarde, aproveitamos para jantar novamente no Cais da Ribeira e no dia seguinte cruzamos a fronteira com a Espanha para visitar Santiago de Compostela. Clique aqui para continuar essa viagem com a gente!

Encontre a sua viagem dos sonhos:

IRMÃS PELO MUNDO no insta: Acompanhe as viagens ao vivo.

Reserve aqui a sua hospedagem:

bottom of page